Associação Brasileira de Emprego Apoiado

Mais que Trabalho, Qualidade de Vida por meio do Emprego Apoiado!!

Notícias e Eventos

1ª CONFERÊNCIA IBEROAMERICANA e 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EMPREGO APOIADO: CARACTERÍSTICAS, INTERFACES E CONDIÇÕES SOCIOPOLÍTICAS DE APLICAÇÃO E DISSEMINAÇÃO.

23/10/2018

1ª CONFERÊNCIA IBEROAMERICANA e 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EMPREGO APOIADO:
CARACTERÍSTICAS, INTERFACES E CONDIÇÕES SOCIOPOLÍTICAS DE APLICAÇÃO E DISSEMINAÇÃO.

LOCAL UFABC – Universidade Federal do ABC - Campus de Santo André.
Av. dos Estados, 5001 - Bairro Santa Terezinha - Santo André SP (Brasil).
DATAS 15, 16 e 17, de abril de 2020.

As entidades associadas da ABEA e os seus parceiros
CONVIDAM À
1ª CONFERÊNCIA IBEROAMERICANA e 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EMPREGO APOIADO: CARACTERÍSTICAS, INTERFACES E CONDIÇÕES SOCIOPOLÍTICAS DE APLICAÇÃO E DISSEMINAÇÃO.


Apresentação e objetivo
O Emprego Apoiado é ao mesmo tempo uma metodologia interdisciplinar e um movimento social.
Enquanto metodologia é, reconhecidamente, a melhor ferramenta para que pessoas com deficiência e outros grupos sociais que sofrem preconceito e estigma consigam ter acesso a um emprego formal e nele se manter e progredir. O Emprego Apoiado desenvolve suas atividades numa constelação de conexões e interfaces como: a educação inclusiva; o modelo social da deficiência; a área de recursos humanos; a acessibilidade e a tecnologia assistiva; a reabilitação integral; os direitos humanos; a responsabilidade social empresarial; etc. Entretanto, depende de condições socioeconômicas e políticas que possibilitem a sua aplicação e disseminação como, por exemplo, políticas ativas de emprego, educação, saúde, assistência social, acessibilidade urbana, etc.
Enquanto movimento social, o Emprego Apoiado busca reunir todas as pessoas e instituições. Entre estas últimas, Universidades, ONGs, Empresas, Sindicatos, Entidades Assistenciais, etc. Todas elas comprometidas para que essas pessoas possam dispor se serviços de emprego apoiado.
O objetivo do evento é compartilhar experiências de Emprego Apoiado, refletir sobre suas interfaces e, também, sobre as condições sociais, políticas, culturais e econômicas, que fazem possível sua aplicação e disseminação.


Histórico

A ideia que impulsa a realização da 1ª Conferência Ibero Americana e o 3º Seminário Internacional de Emprego Apoiado consiste em continuar a memória, discussão e perspectivas provenientes de anteriores seminários internacionais realizados no Brasil, inserindo-se no movimento mundial do Emprego Apoiado, no seio do qual se organizam as Conferências mundiais e Europeias de Emprego Apoiado.

O I Seminário Internacional de Emprego Apoiado, realizado em 2010, foi fruto da política pública de ciência e tecnologia brasileira. Realizado mediante a parceria do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com o Instituto de Tecnologia Social (ITSBRASIL), teve apoio do CNPq e discutiu os desafios e perspectivas do Emprego Apoiado no Brasil. Nesse seminário, onde se apresentaram experiências de Emprego Apoiado do Brasil e de outros países, chegou-se à conclusão da necessidade de criar uma política pública como perspectiva a ser trabalhada para superar o desafio da inserção no emprego das pessoas que desejam trabalhar e precisam da metodologia do Emprego Apoiado.

Em 2013, se celebrou o II Seminário Internacional de Emprego Apoiado, realizado igualmente pela parceria MCT/ITSBRASIL, com apoio do CNPq. Nele, junto com as experiências apresentadas, foi discutida uma proposta de legislação de política pública de emprego apoiado.

Durante todo esse tempo o Emprego Apoiado brasileiro teve cooperação de entidades de outros países às quais agradecemos a colaboração e os aprendizados. No âmbito dessas cooperações desenvolveram-se parcerias internacionais com EUSE, WASE, AESE, APEA, Fundação EMPLEA, INICO, PROJETO AURA, entre outras.

A Associação Brasileira de Emprego Apoiado (ABEA) realizou seu 1° Seminário Internacional em 2015 apresentando diversas experiências de Emprego Apoiado dos seus associados, algumas delas inovadoras no Brasil, como o emprego apoiado para mulheres em situação de violência, idosos e moradores de rua.

Estrutura

Serão incentivados três tipos de comunicações:

• Experiências de Emprego Apoiado: Estas apresentações visam comunicar a diversidade de experiências e práticas de Emprego Apoiado que possibilitem transmitir e dialogar sobre as características da metodologia, assim como das interfaces e condições socioeconômicas.

• Trabalhos científicos: Esses comunicados visam à apresentação de projetos de pesquisa no âmbito da pós-graduação e da academia em geral.

• Exposições e Showrooms de produtos e serviços: Haverá espaços para instalação de pôsteres e de showrooms de produtos ou serviços de empresas e entidades diversas.

Áreas temáticas das experiências e dos artigos científicos:

Tanto as apresentações de experiências como de trabalhos científicos, deverão escolher alguma área temática, dentre as seguintes:

• Trabalho e emprego. Importância dos apoios.
• Mercado de trabalho. Sindicalismo e pessoas com deficiência. Responsabilidade social empresarial.
• Educação inclusiva.
• Direitos humanos. Grupos sociais estigmatizados: Mulheres em situação de violência, Pessoas em situação de liberdade assistida, Desempregados de longa duração, População LGBT, Idosos em risco de exclusão social, Pessoas em situação de rua...
• Modelos explicativos da deficiência: modelo médico, modelo social... Reabilitação. Saúde.
• Formação profissional. Recursos Humanos. Profissões que atuam no emprego apoiado.
• Tecnologia assistiva. Bioengenharia. Ergonomia.
• Políticas públicas. Acessibilidade e mobilidade urbana.
• Convenção da ONU. Legislação. Questões jurídicas.
• Cultura e barreiras atitudinais.
• Tendências atuais do capitalismo. Globalização. Desregulamentação. Indústria 4.0. Internet das coisas. Empreendedorismo e inovação.


Publicação

Haverá 02 tipos de publicações:
• Anais do evento, com a publicação dos resumos de todas as comunicações.
• Monográficos de revistas das experiências ou artigos científicos selecionados.

Articulação Internacional

A ABEA está em sintonia e articulada com o movimento mundial do Emprego Apoiado (WASE, EUSE e associações nacionais de outros países) que vêm realizando as conferências europeias, sendo a última a 1ª Conferência Mundial de Emprego Apoiado, em Belfast, em junho do ano passado. Assim esta 1ª Conferência Ibero-americana de Emprego Apoiado:

• Coopera com a realização da 13ª Conferência da EUSE sobre Emprego Apoiado - "Transitions" em Amsterdã, Holanda, de 27 a 29 de maio de 2019.
• Realiza a 1ª Conferência Ibero-americana de Emprego Apoiado em 15, 16 e 17, de abril de 2020.
• Coopera com a Realização da 2ª Conferência Mundial de Emprego Apoiado no Canadá, em 2020.


Veja outras noticias