Associação Brasileira de Emprego Apoiado

Mais que Trabalho, Qualidade de Vida por meio do Emprego Apoiado!!

Notícias e Eventos

I CONFERENCIA IBERO-AMERICANA E III SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EMPREGO APOIADO

29/10/2019

A UFABC, a ABEA e suas entidades associadas CONVIDAM

À
1ª CONFERÊNCIA IBERO-AMERICANA e 3º SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE EMPREGO APOIADO: CARACTERÍSTICAS, INTERFACES E CONDIÇÕES SOCIOPOLÍTICAS DE APLICAÇÃO E DISSEMINAÇÃO.

OBJETIVOS DO EVENTO:

Geral:

O objetivo geral do evento é compartilhar experiências de Emprego Apoiado, refletir sobre suas interfaces e, também, sobre as condições sociais, políticas, culturais e econômicas, que fazem possível sua aplicação e disseminação.

Específicos:

1. Contribuir com a formação do campo do Supported Employment no Brasil e em Latino América, mediante organização de um novo espaço interdisciplinar de reflexão e troca de conhecimentos e de experiências entre os diversos atores do campo do Emprego Apoiado: pesquisadores e acadêmicos, profissionais de diversas áreas, gestores de políticas públicas, pessoas com deficiência e grupos sociais em situação de exclusão social e estigmatização, empresas e profissionais de RH, prestadores de serviços de tecnologia assistiva do Emprego Apoiado e organizações da sociedade civil (OSCs).

2. Incentivar o desenvolvimento do Emprego Apoiado mediante o conhecimento e reflexão das suas experiências, por meio da elaboração de propostas de melhoria das condições sociais e políticas que o fazem possível.

3. Cooperar com a realização da Realização da 2ª Conferência Mundial de Emprego Apoiado no Canadá, em 2021.

COMUNICAÇÕES E EXPOSIÇÕES
Serão incentivados três tipos de comunicações ou exposições:

• Experiências de Emprego Apoiado: Estas apresentações visam comunicar a diversidade de experiências e práticas de Emprego Apoiado que possibilitem transmitir e dialogar sobre
as características da metodologia, assim como das interfaces e condições socioeconômicas.

• Trabalhos científicos: Essas comunicações visam à apresentação de projetos de pesquisa no âmbito da pós-graduação e da academia em geral.

• Pôsteres, Exposições e Showroom de produtos e serviços: Haverá espaços para instalação de pôsteres e de showroom de produtos e/ou serviços de empresas e entidades diversas com visibilidade pela comunidade acadêmica e externa.

ÁREAS TEMÁTICAS

Tanto as apresentações de pôsteres, experiências e de trabalhos científicos, deverão escolher alguma área temática, dentre as seguintes:

1. Mercado de trabalho: Trabalho e emprego. Importância dos apoios. Sindicalismo e pessoas com deficiência. Responsabilidade social empresarial. Formação profissional. Recursos Humanos. Profissões que atuam no emprego apoiado.
2. Educação inclusiva. Cultura e barreiras atitudinais.
3. Direitos humanos: Grupos sociais estigmatizados. Mulheres em situação de violência. Pessoas em situação de liberdade assistida. Desempregados de longa duração. População LGBT. Idosos em risco de exclusão social. Pessoas em situação de rua. Questões jurídicas. Convenção da ONU sobre as pessoas com deficiência. Legislação nacional.
4. Modelos explicativos da deficiência: Modelo médico, modelo social. Reabilitação. Saúde.
5. Tecnologia assistiva. Bioengenharia. Ergonomia.
6. Políticas públicas. Acessibilidade e mobilidade urbana.
7. Tendências atuais do capitalismo. Globalização. Desregulamentação. Indústria 4.0. Internet das coisas. Empreendedorismo e inovação.


Veja outras noticias